Festival de fogos de Ichikawa Daimon!

Por Guilherme Pagliara


Hanabi Matsuri é a tradicional queima de fogos que acontece durante os meses de verão em diversas cidades do Japão. A palavra Hanabi, simplificadamente, significa Flor de Fogo (junção dos Kanjis -flor e - fogo), referência ao formato de flor de crisântemo desenhados no céu pelos fogos de artifício.  Como brasileiro que sou, em certa medida, estou acostumado com queimas de fogos em grandes eventos, principalmente durante as festas de ano novo. Para quem não sabe o Brasil é o segundo maior produtor de fogos do mundo. Típica informação que o senhor, leitor, poderia facilmente passar a vida sem saber e não faria a menor diferença, certo? Mas comento aqui para que saibam que as grandes queimas de fogos que acontecem pelo mundo tem, geralmente, fogos made in Brazil, com boas chances de serem originários do município de Santo Antônio do Monte, Minas Gerais, 2º maior pólo mundial de produção de fogos de artifício.
Passado momento sala de aula vamos ao que interessa! Ser brasileiro e já ter assistido grandes queimas de fogos pelo mundo não impediu minha surpresa ao assistir o Hanabi de Yamanashi . O festival é surpreendente, sobre tudo pela comoção que gera aos japoneses e toda a região de Yamanashi. Linda queima de fogos acompanhada por música e pelos olhares admirados de milhares e milhares de japoneses e alguns Gaikokujin fãs incondicionais de todo e qualquer “Omatsuri” no Japão!


 Gaikokujins e japoneses se enturmando antes do início do show!

 Local privilegiado para assistir ao espetáculo de flores de fogo! Fugimos da multidão e nos alocamos um pouco para trás da queima, do lado de um campo de arroz! 

Desde a saída da estação de Kõfu já podemos sentir o clima que antecede o festival, escadas e plataformas repletas de japoneses vestindo Yukatas, o que torna a experiência ainda mais interessante! Obviamente este é um ótimo momento para aproveitar da simpatia japonesa e tirar algumas fotos!


Dicas importantes para o festival: chegar cedo para conseguir bons lugares, dependendo de sua disponibilidade, claro; levar lençóis para sentar na grama; lanches para passar o dia; e por que não algumas bebidas na mochila! Como todo bom evento japonês barraquinhas oferecendo comidas apetitosas não irão faltar, então também não se esqueça de levar a carteira e provar um pouco da comida local!



A queima dura aproximadamente 1h30min, com pequenos intervalos entre um bloco e outro, o que é ótimo pois lhe permite comer ou beber algo, além de conversar com os amigos sem perder nenhum detalhe do espetáculo nos céus de Yamanashi!

No comments:

Post a Comment

Instagram