Hiking em Yamanashi – Daibosatsu Toge

Por Yuri Yuhara



Apesar do calor intenso, hiking é uma das atividades mais populares durante o período de férias de verão, que vai de meados de julho até o final de agosto, sendo uma ótima opção tanto para famílias, grupos de jovens ou mesmo idosos.

Não é nenhuma novidade que Yamanashi possui uma grande quantidade de montanhas, incluindo o Monte Fuji, o ponto mais alto do Japão e patrimônio cultural da humanidade, e o Monte Kitadake, o segundo ponto mais alto do país, além de diversas outras montanhas famosas, como as oito elevações que formam o Yatsugatake, o Monte Kinpu, entre outros. A proximidade de Tóquio faz com que a região receba uma grande quantidade de aventureiros ansiosos para fugir da selva de pedra e relaxar entrando em contato com a natureza, ou para desafiar seus limites físicos em trilhas extenuantes mas que proporcionam vistas de tirar o fôlego.

Para aqueles que desejam relaxar em meio ao verde ou apreciar as folhas de bordo no outono, uma boa opção é o Vale Shosenkyo, localizado nas proximidades de Kofu, ou se preferir uma trilha um pouco mais longa, Nishizawa Keikoku (leia mais aqui) com suas várias cachoeiras é passeio revigorante.

Caso você deseje se aventurar um pouco mais, mas sem encarar os desafios de escalar o Monte Fuji ou o Monte Kitadake, o Monte Daibosatsu (大菩薩) é provavelmente uma das melhores escolhas. Com diversas opções de rotas, é possível seguir a que melhor se adequa às suas condições físicas e disponibilidade de tempo.

A rota mais curta leva ao pico Yanaguizawa, com altitude de 1472m, de onde se tem uma bela visão do Monte Fuji e pode ser completada em cerca de 4 horas, partindo e voltando do ponto de ônibus Daibosatsu Tozanguchi. O ponto mais alto é o Daibosatsu Rei (大菩薩嶺), com 2056.9m, próximo ao Daibosatsu Toge(大菩薩峠), um pico com 1897m, famoso pela vista da cidade de Kofu e por ser palco e título de um romance histórico de autoria de Nakazato Kaizan, tranformado em filme no final da década de 50. É possível partir do mesmo Daibosatsu Tozanguchi, ou do ponto de ônibus de Kamihigawa, passar por todas esses pontos e finalizar a aventura na vila de Tabayama, numa rota que dura 2 dias!



Nossa aventura foi de apenas um dia, partindo por volta das 9 da manhã em direção ao Daibosatsu Toge do ponto de ônibus Daibosatsu Tozanguchi, que pode ser facilmente acessado de ônibus da estação de trem Enzan, da linha JR Chuo. Parando em uma das cabanas depois de Kamihigawa ao meio-dia para almoçar, chegamos ao pico depois das 13h, onde descansamos por alguns minutos e apreciamos a paisagem ao lado de dezenas de outras pessoas. Como precisávamos descer a tempo de pegar o ônibus, ao invés de ir até o Daibosatsu Rei resolvemos descer pela mesa rota da subida e fizemos uma parada em um café no final da trilha para nos refrescar, antes de alcançarmos a parte pavimentada do caminho.

Considerações finais:
- Apesar de não ser considerada difícil, a trilha exige um pouco de preparação e resistência física, principalmente para aqueles que desejam percorrer rotas mais longas, e ter o equipamento adequado (calçado, meias apropriadas, bastão de caminhada, etc) com certeza torna a aventura mais agradável.
- O calor e a umidade desta época do ano aliado ao exercício me fez suar como nunca antes, e aprendi que roupas de algodão não foram boas escolhas.
- Por fim, como na maioria das trilhas, não há latas de lixo disponíveis, portanto sempre leve sacolas para guardar seu lixo e leva-lo de volta! Daibosatsu é uma montanha belissíma e lar de muitos animais (nos deparamos com diversos tipos de aves, insetos, uma cobra e veados e aparentemente ursos habitam a região) e ajudar a preserva-la é um dever de todos!





Mais informações

No comments:

Post a Comment

Instagram