JET Programme 2017 – Conhecendo novos JETs!

Por Yuri Yuhara




Acredito que muitos já saibam, mas vários colaboradores deste blog fazem parte do JET Programme – um programa coordenado conjuntamente por diveros ministérios do governo japonês e que tem como objetivo promover a internacionalização do Japão através do ensino de língua estrangeira, principalmente o inglês mas não exclusivamente, e do intercâmbio internacional na esfera dos governos locais e do esporte. Para atender esse objetivo, todos os anos jovens do mundo todo são contradados para trabalhar no Japão como ALT (Assistant Language Teacher), CIR (Coordinator for International Relations) ou SEA (Sports Exchange Advisor).

Para cada posição e de acordo com o país de origem do participante os requerimentos mudam, assim como as condições para cada local de trabalho, entretanto independentemente dessas variáveis podemos afirmar que o programa proporciona ótimas experiências tanto no campo profissional quanto pessoal para aqueles interessados em cultura japonesa e em se relacionar com pessoas de diferentes origens.


Neste ano, 25 novos participantes de diversos países iniciaram sua carreiras como JET em Yamanashi, e eu, como CIR, faço parte deste grupo. Embora para os participantes brasileiros o contrato comece em abril, grande parte dos JETs inicia seu contrato em agosto e por esse motivo neste mês tivemos aqui na cidade de Kofu uma série de atividades de orientação e suporte para receber os novos JETs, assim como um encontro formal com a vice governadora de Yamanashi, Masegi Tamaki, com o Diretor do Departamento de Educação Moriya Mamoru e com o Diretor do Departamento de Turismo, Hikawa Noboru.






Com temas que variavam desde assuntos do dia a dia (por exemplo, moradia, limpeza, transporte e assistência médica) até apresentações específicas para cada tipo de trabalho (com organizar aulas, manter uma boa convivência com colegas de trabalho etc.), além de aulas de etiqueta japonesa com direito à visita a um dos templos mais bonitos de Yamanashi e treinamento contra desastres, tivemos três dias bem cheios e bastante animados! Mas a melhor parte não poderia deixar de ser a confraternização, com um jantar oficial no primeiro dia e um informal no segundo, que serviu para aumentar a interação entre os JETs e também entre nós e os japoneses que nos auxiliaram durante todo o evento.







Os brasileiros que desejarem obter mais informações sobre o JET Programme devem entrar em contato com o Consulado do Japão responsável pelo localidade em que moram e/ou acessar o site do JET Programme, disponível em japonês e inglês.


Dúvidas? Deixe um comentário ou entre em contato através de nossa página no Facebook,Yamanashi – Home of Mt Fuji.





No comments:

Post a Comment

Instagram