Nakamura Keith Haring Collection em Hokuto

Por Yuri Yuhara



Na cidade de Hokuto, em meio à natureza e próxima as montanhas de Yatsugatake, uma construção moderna abriga cerca de duzentas obras coloridas e radiantes de um dos maiores ícones da cultura pop dos anos 80, Keith Haring. As obras pertencentem a Nakamura Kazuo, empresário japonês que vem reunindo obras do artista há décadas. 

O museu de arte Nakamura Keith Haring Collection foi criado em 2007 para exibir a coleção particular do empresário. O projeto arquitetônico é de autoria de um dos arquitetos mais famosos e premiados do Japão, Atsushi Kitagawa, e o museu foi criado com base nos conceitos de luz e escuridão, caos e esperança, o que pode ser visto na disposição das exposições, que iniciam em um corredor escuro que leva a uma sala também em completa escuridão, passa por uma sala que mostra o desenvolvimento do artista e obras consagradas, terminando em um ambiente iluminado, chamado Freedom Gallery, a galeria da liberdade, que é utilizada para exposições de obras de diversos artistas. 


Além de artista, Keith Haring foi também um importante ativista engajado nas causas LGBT, pela conscientização e luta contra a AIDS, contra o armamento nuclear e muitas outros temas sociopolíticos, e seu engajamento encontra-se expresso em muitos pôsteres que podem ser vistos no museu.

Keith Haring também pregava que a arte é para todos, e para que mais pessoas pudessem ter acesso à sua arte criou as Pop Shops, permitindo que qualquer pessoa, inclusive aquelas pessoas que primeiro tiveram contato com a arte de Harring no início de sua carreira, quando o artista utilizava painéis publicitários do metrô como tela, possua sua obra. 












De acordo com o pensamento do artista, o Nakamura Keith Haring Collection também abriga o Pop Shop Cafe, comercializando os mais diversos produtos com os temas das  obras de Keith Haring. 




O Nakamura Keith Haring Collection funciona todos os dias, das 9h às 17h, fechado apenas durante os dias de instalação, e a entrada custa 1000 ienes, com descontos para estudantes e idosos.

Endereço: 10249-7 Kobuchisawa-cho, Hokuto, Yamanashi

Mais informações:

No comments:

Post a Comment

Instagram