Sabores de Yamanashi - Houtou Fudou


Por Yuri Yuhara

Quando falamos em culinária japonesa, grande parte das pessoas logo imagina belos e coloridos pratos de sushi e sashimi, tijelas de sopa e macarrão como o udon, ou, ainda, pratos reconfortantes e amados em todo o país, como curry.

Entretanto, cada região possui seus pratos tradicionais, como os já bem conhecidos okonamiyaki de Hiroshima, takoyaki de Osaka, ou lamen de Hakata, e viajar por todo o Japão para degustar as iguarias regionais é uma das atividades preferidas dos japoneses.




Hōtō (também grafado como houtou) é o prato típico de Yamanashi. É um comfort food que tem como ingrediente principal um tipo de macarrão de formato largo e achatado feito de trigo, que depois é cozido em um caldo feito de missô (pasta de soja) e muitos vegetais, conferindo um sabor único à massa. O hōtō pode ser encontrado em toda a província, preparado nas residências e em restaurantes especializados.



Uma das teorias sobre a origem do hōtō afirma que esse prato surgiu em Yamanashi há centenas de anos, em um período em que o arroz era escasso e a cultura de trigo começou a florescer na região, levando ao consumo do macarrão aliado aos vegetais. Outra versão conta que o ele foi criado pelo Lorde Takeda Shingen, que comandou a região durante o período chamado Sengoku Jidai.


Um dos restaurantes de hōtō mais tradicionais é o Houtou Fudou, que possui diversos estabelecimentos principalmente na região de Kawaguchiko, com destaque para a loja de Higashi Koiji, que possui um design único, projetado para representar a neve que cobre o Monte Fuji.


Entretanto , desta vez visitamos o restaurante sede, localizado em uma construção em moldes tradicionais e cheia de história, onde além de saborear esse delicioso prato, tivemos a oportunidade de visitar a cozinha e aprender alguns dos seus segredos.
















O hōtō do Houtou Fudou possui diversos tipos de vegetais que variam de acordo com a estação, incluindo batata, cogumelos e o indispensável kabocha, abóbora japonesa. Esses ingredientes deixam o prato mais rico e o macarrão ajuda a engrossar o caldo, que fica com uma textura cremosa.

Servidas em um caldeirão fervilhante, as porções são fartas e satisfazem até os mais famintos. Uma opção bastante comum é pedir também inarizushi e basashi como acompanhamento.

Após a refeição, visitamos a cozinha para aprender sobre o modo de preparo do hōtō e nos deparamos com um espaço enorme cheio de calderões no fogo.



O segredo do sabor inigualável do Houtou Fudou é, além do macarrão preparado artesanalmente, o caldo, que leva diversos tipos de peixe seco.



O hōtō custa 1080 ienes, com impostos inclusos e os endereços podem ser conferidos no website http://www.houtou-fudou.jp/english.html



No comments:

Post a Comment

Instagram