Onsen - um dia nas aguas termais!

By Flavia Lo Buono Leite

Onsen (温泉) é o termo japonês para fontes termais naturais. O Japão por ser um país com alta atividade vulcânica, possui um grande número de fontes de águas termais. Acredita-se que as águas termais possuem propriedades revigorantes, capazes de curar e aliviar dores, prevenir doenças e manter o corpo e a pele saudáveis.

As fontes de águas termais podem ser encontradas em todo o país, em instalações fechadas ou a céu aberto. Estas últimas são os destinos mais populares, pois são verdadeiros refúgios para quem quer espairecer e cuidar do corpo, pois conciliam as belas paisagens naturais do Japão aos prazeres de um banho relaxante.


http://www.yamanashi-kankou.jp/foreign/english/stay/images/1372_01.jpg



Muito popular em todo o Japão, o banho em uma onsen também é uma experiência única para os estrangeiros. Tradicionalmente, e usualmente, frequentada por japoneses, os estrangeiros que quiserem frequentar um onsen devem ficar atentos a algumas regras de utilização da mesma.

1.    Os banhos são separados para homens e mulheres.

2.    Não é permitido o uso de roupa de banho ou qualquer peca de vestuário (ou seja: esqueça o biquini, calcinha, sutiã,cueca, etc). Para os japoneses o banho comunitario é um habito tão comum que ninguém fica reparando ninguém dentro da onsen, o que faz a gente se sentir mais confortável em ficar nu na frente de outras pessoas.

3.    Antes de entrar no ofurô, é preciso lavar-se. Nas onsens os chuveiros são lado a lado e deve-se tomar o banho sentado em um banquinho que la se encontra.

4.    Não é permitido lavar roupas.

5.    A entrada de pessoas com tatuagem é proibida.

     A tatuagem, no Japão,  geralmente está associada a pessoas marginalizadas e de má conduta. No passado, a tatuagem era uma forma de identificar os prisioneiros e era utilizada como punição ou castigo, pois quando os presos saiam da prisão eram marcados com uma tinta cujo nome era gei-kei. Esse tipo de tatuagem se chama irezumi, mas a prática foi abolida desde a Era Meiji. Recentemente, a tatuagem tem sido utilizada pelos grupos criminosos ou pessoas associadas a máfia japonesa – Yakuza. Conhecendo um pouco da historia compreendemos os motivos pela qual a tatuagem não é bem vista pela sociedade japonesa. Mas não se preocupe, hoje em dia já existem onsens que aceitam pessoas tatuadas.



http://blog.waygoapp.com/wp-content/uploads/2014/08/japan-onsen6.jpg



Ficando atento as regras acima descritas, a experiência numa onsen é muito prazerosa!

Por fim, vale lembrar que a temperatura da agua é bem quente, na média de 36 graus. Meu conselho é não ficar muito tempo no ofurô, principalmente se você possui pressão baixa, e tomar muito liquido para hidratar.

Aqui em Yamanashi, as grandes regiões de águas termais são: Yumura, próxima ao Vale de Shosenkyo; Masutomi, terma com a maior quantidade de radio no Japão; Nishiyama, localizada numa região montanhosa, com belo visual; Shimobe, conhecida como água termal secreta do Lorde Shingen; Isawa, com suas instalações modernas; e Kawaguchiko, termas próximas ao Monte Fuji.

Esta é a minha dica para aqueles que querem relaxar e cuidar do corpo e da mente!


No comments:

Post a Comment

Instagram