Cavernas de Lava em Kawaguchiko – Funatsu Tainai Jukei


Por Yuri Yuhara



Desde tempos imemoriais, o Monte Fuji tem sido objeto de adoração e de temor para os japoneses. Para acalmar os deuses que habitam a montanha mais famosa do país e evitar sua erupção, diversos templos e santuários foram construídos na região e todos os anos milhares de peregrinos almejam alcançar o topo do Monte Fuji não como forma de recreação ou turismo, mas como uma forma de purificar o corpo e a alma.

Devido à sua conexão com religiões e arte, o Monte Fuji foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 2013. Não apenas a montanha e a floresta em seu entorno, mas um total de 25 locais ligados à arte e religiões relacionadas ao Monte Fuji fazem parte do patrimônio tombado pela Unesco. Dentre esses 25 locais, um dos locais mais curiosos é o Funatsu Lava Tree Molds (船津胎内樹形Funatsu Tainai Jukei).

Há mais de mil anos, quando o Monte Fuji entrou em erupção, a lava do vulcão derrubou e cobriu as árvores da região. A vegetação foi incendiada pela lava, mas muitos troncos permaneceram intactos ou parcialmente intactos até a lava se solidificar. Após a decomposição natural dos troncos, o espaço que antes era ocupado pela árvore ficou vazio, criando dezenas de espaços semelhantes a cavernas no meio da lava solidificada. O Funatsu Tainai Jukei é a maior dentre as caverna que surgiram dessa erupção, e o seu formato único fez com que passasse a ser um local sagrado, usado para adorar a deusa do Monte Fuji.

O santuário Mutsumuro Sengen foi construído na entrada do túnel de lava e, no período Edo, os peregrinos paravam no Funatsu Tainai Jukei para rezar pela sua segurança antes de subir o Monte Fuji, ou por partos seguros.

Entrada da caverna
O trajeto completo no interior da caverna possui aproximadamente 70 metros, que podem ser percorridos em cerca de 10 minutos. Pequenas estalactites se formaram nas pareces e teto, onde escorre água e é preciso andar abaixado e algumas vezes agachar ou até se arrastar para passar por alguns trechos.


Saída

Os peregrinos do período Edo acreditavam que passar pelo Funatsu Tainai Jukei representa a morte e o renascimento e era um importante processo de purificação antes de entrar na sagrada montanha, o Monte Fuji.

Funatsu Tainai Jukei
Endereço: 6603 Funatsu Minami Tsuru Gun, Fuji Kawaguchiko
Horário de funcionamento: das 9 h às 17 h (fechado às segundas)
Entrada: 200 ienes (adultos), 100 ienes (crianças)


Em japonês: 









No comments:

Post a Comment

Instagram